Siga no facebook

A Guerra dos Tronos (Versão Pimba Andróide)


VAMOS LÁ VER SE NÃO VAMOS TER AQUI OUTRO PROBLEMA NUM FUTURO PRÓXIMO.

As recentes declarações do presidente da SAD do CF “Os Belenenses” deixaram-me com a “pulga atrás da orelha”. Aquela tirada escapou-lhe ou foi o subconsciente: «O futuro do FC Porto a Pinto da Costa pertence”. Isso quer dizer exactamente o quê acerca de alguém que está mais próximo 28 dias dos 100 anos que dos 60?

No portal do jornal Record em clicar


Há três ou quatro anos pertenço a um «grupo fechado de discussão« de portistas onde passo por portista, não necessitando criticar o Benfica – o que seria abjecto – mas chegando para “Ser Portista” saber melhor que eles (também não é difícil, pois quando se conhece a História do Glorioso acaba por conhecer-se as histórias dos outros clubes) quem foi Pinga, Catullo Gadda, Siska, Soares dos Reis, Camilo Moniz ou o incontornável Simplício. Ora há uns anos – e ainda na actualidade pois esse grupo continua activo . há quem garanta que o sucessor de pinto da Costa (e indicado por ele) será Rui Pedro Soares. Tudo porque desde 2009 Pinto da Costa fez-lhe um desafio.  Terá dito algo do tipo: Vai tarimbar numa SAD, mostra competência e resilência de modo a poder confiar em ti para levares a bom porto o FC Porto. No tal grupo há quem aposte em Alexandre Pinto da Costa, outros em Oliveira e até em António Salvador. Eu sou do sub-grupo que aposta em Fernando Gomes (o da FPF). Esta frase de ter a certeza que será Pinto da Costa a indicar o sucessor com Rui Pedro Soares tão à vontade fez soar as campainhas.

[embedded content]

A preocupação está no facto de Rui Pedro Soares e Pedro Guerra terem amizade muito próxima, para lá da cortesia. são confidentes e têm um passado que os torna cúmplices. Ambos foram “boys” (paus-mandados) do PS e do CDS-PP na Portugal Telecom. Entre várias notícias (que podia colocar neste blogue opto por esta do processo “Face Oculta” (clicar para o portal do jornal “Público”) ou confiar:

Armando Vara disse a Joaquim Oliveira que o mal que Moura Guedes tinha a fazer “já estava feito”
Por PÚBLICO
04/03/2010 – 09:31
Vara também recebeu informações de Dina Aguiar Adriano Miranda
No princípio de Agosto, já abortado o alegado negócio de compra da TVI pela PT, o então vice-presidente do BCP e ex-dirigente do PS, Armando Vara, parece resignado. Numa das muitas escutas em que foi interceptado, diz ao seu amigo Joaquim Oliveira, dono da Global Notícias, proprietária entre outros títulos do “Diário de Notícias”, que o mal que a jornalista e “pivot” da TVI, Manuela Moura Guedes tinha a fazer “já estava feito”. Esta escuta é hoje revelada pela revista “Sábado”.
Tem por alvo uma conversa mantida, a 5 de Agosto de 2009, entre Vara e Joaquim Oliveira, que dá conta que ambos souberam da contratação de José Eduardo Moniz pela Ongoing cinco dias antes de esta ser tornada pública. 

O empresário pergunta também ao então vice-presidente do BCP como é que vão resolver o problema de Manuela Moura Guedes, já que o seu marido e ex-director da TVI tinha declarado que antes das eleições “ninguém lhe tocaria”. É esta pergunta que leva Vara a responder que o mal já está feito, mas acrescenta também que Moniz “não sabe com quem se meteu”. Joaquim Oliveira corrobora, afirmando que os donos da Ongoing, Nuno Vasconcelos e Rafael Mora “não têm quaisquer escrúpulos”.
Na edição de hoje, a Sábado adianta também que um dos homens de confiança do líder do CDS/PP, Paulo Portas, teve um contrato de avença com o grupo PT, para o qual entrou pela mão do então administrador Rui Pedro Soares. Na altura era já também assessor do grupo parlamentar do CDS/PP. Segundo a revista, o nome de Pedro Guerra, ex-jornalista do “Independente”, é “apanhado” numa escuta entre Rui Pedro Soares e o seu assessor Paulo Penedos. 
Rui Pedro Soares estava em Espanha, alegadamente a ultimar com a Prisa, detentora da TVI, o negócio de venda de 30 por cento do capital desta estação pela PT. Entre os muitos pedidos que foi fazendo a Penedos, durante esta sua estadia, solicitou-lhe que contactasse “o Guerra”. A “Sábado” adianta que se trata de Pedro Guerra e que o pedido de contacto foi feito quando o CDS/PP se preparava para interpelar o primeiro-ministro José Sócrates sobre a compra da TVI, o que aconteceu no próprio dia, pela voz de Diogo Feio, que era então o líder parlamentar do PP. 
Dina Aguiar informa Vara

A “Sábado” dá ainda conta de que a jornalista da RTP, Dina Aguiar, telefonou a Vara para o informar sobre algumas das notícias em torno do primeiro-ministro. Dina Aguiar foi interceptada numa escuta durante um telefonema que fez a Vara, onde lhe dá conta de uma conversa que tivera na véspera com a jornalista da TVI, Ana Leal, que tinha acompanhado vários dos casos que envolvem Sócrates. Nesta conversa teria ficado a saber de algumas notícias que a TVI tinha em mãos, envolvendo o primeiro-ministro. 

A jornalista da RTP confirmou à revista que é amiga de Vara, mas que as suas informações teriam um sentido “certamente irrelevante”.

Depois há ainda Luís Bernardo (actual director de comunicação do SLB também metido nesta embrulhada. É só ler esta reportagem na Sábado (clicar) mas não vou desenvolver seguindo a recomendação do meu falecido pai. «Cuidado que poucas décadas depois do 25 de Abril, nos três principais partidos políticos, já há gente pior que os fascistas pois conseguem ser três em um – pidescos como agentes da DGS, bufos como o piorio da Legião Portuguesa e coronéis censores como dos mais acéfalos do Exame Prévio – três vermes metidos num só. Tem respeito pelos pobres e oprimidos mas afasta-te dos poderosos e sem escrúpulos». 



No meio desta trapalhada toda o que me preocupa? Se um dia Rui Pedro Soares chegar a presidente da SAD do FC Porto vai saber muito do que se passa no Benfica (eu cruzei-me com ele uma dúzia de vezes, em ano/ano-e-meio nos elevadores da porta 18 que servem a Benfica) SAD). E vai saber muito mesmo. Na relação de amizade entre Rui Pedro Soares e Pedro Guerra o tempo – sempre o implacável juiz – provou, estando cada um como «pau-mandado» do seu partido na PT, quem teve capacidade para ser o “espertalhão de serviço” e quem não soube passar de um “merceeiro chapado”! Uma espécie de “criada para todo o serviço”.  Mas mesmo para todo o serviço.

Põe-te a pau…Benfica!

Alberto Miguéns

Fonte: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com- Obrigado pela partilha – Leia o artigo na fonte aqui


Close Menu